A Câmara Municipal participou, na manhã desta terça-feira (14), da inauguração da UBS - Unidade Básica de Saúde Centro Doutor Antônio Marcos Barbin, da rua São José, 1254.
O evento contou com a presença dos vereadores Elizeu Rocha (PP), Gláucia Berenice (Republicanos) e Zerbinato (PSDB), além de autoridades do Poder Executivo, profissionais de saúde e população em geral.
"Agora nós temos a unidade de saúde própria no centro onde as pessoas poderão fazer seus tratamentos corriqueiros, com farmácia, consultório odontológico, ginecologista e muito mais. Uma unidade de saúde que ficou maravilhosa num prédio excelente. O Executivo fez o projeto e o Legislativo aprovou essa unidade completinha aberta ao público e já atendendo a população pelo Sistema Único de Saúde", disse o vereador Elizeu Rocha - presidente da Comissão de Administração, Planejamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos da Câmara.
A nova unidade deverá suprir o fluxo de pacientes que antes eram atendidos na antiga Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor João Baptista Quartin - UBDS Central, agora Centro de Atenção Psicossocial (Caps IV), 24 horas.
A UBS conta com quatro consultórios, duas salas de pré-consulta, consultórios de enfermagem, ginecologia e odontológico, salas de urgência, vacinas, reuniões e curativos, além de uma farmácia.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, o imóvel tem área total de 664,08 metros quadrados, e custou RS 1.304.446,00.
Câmara participativa
Em março de 2023, em sessão ordinária, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 35/2023, que autorizou a abertura de crédito, oriundo do Financiamento com a Caixa Econômica Federal, no Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - FINISA, para destinação à aquisição do imóvel para implantação da UBS — Unidade Básica de Saúde na Região Central do Município.
As unidades básicas de saúde são equipamentos para atendimento da população com serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de base territorial e com população referenciada. Dentre os serviços oferecidos na APS, destacam-se o atendimento médico (clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria), atendimento odontológico, assistência em enfermagem, assistência farmacêutica, coleta para exames laboratoriais, vacinação, planejamento familiar, atenção domiciliar e o teste do pezinho). São, portanto, serviços básicos e essenciais para a saúde da população.
Texto e fotos: Marco Aurélio Tarlá